POSTADO EM 08 mar 2023 · Saúde · Administração

No dia 2 de março, a cidade de Corumbá de Goiás sediou o primeiro seminário sobre tuberculose, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde. O objetivo do evento foi capacitar os profissionais de saúde de Corumbá de Goiás quanto ao diagnóstico e tratamento adequados da doença, além de ressaltar a importância da busca ativa de pacientes sintomáticos.

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e ainda é um problema de saúde pública em muitos países, incluindo o Brasil. Durante o seminário, foram apresentadas palestras e discussões sobre a epidemiologia da doença, estratégias de prevenção e controle, além de abordagens específicas para o manejo clínico e a busca ativa de pacientes.

Estiveram presentes no evento vários profissionais da saúde, tais como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, SAMU e profissionais da região. Ao final, os participantes puderam trocar informações e experiências sobre a prática clínica e o trabalho de busca ativa de pacientes com tuberculose.

A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para o controle da tuberculose. Eventos como esse são importantes para conscientizar e aprimorar a atuação desses profissionais, promovendo a prevenção e o tratamento adequado da doença.