Corumbá de Goiás recebe Programa de Patrulhamento Rural

Aconteceu na manhã da última sexta-feira (4), na fazenda Unicon, do proprietário Luiz César Sales, o lançamento do Patrulhamento Rural Georreferenciado em Corumbá de Goiás. No evento estavam presentes os produtores rurais da região, o prefeito municipal de Corumbá de Goiás, Célio Fleury, o prefeito de Cocalzinho de Goiás, Alair Ribeiro e o prefeito da cidade de Abadiânia, José Diniz. A solenidade contou também com a presença da Deputada Federal Magda Mofatto e do Deputado Estadual Talles Barreto, além de autoridades locais, Policia Militar (PM), o presidente do Sindicato Rural (SR) de Corumbá, João Luiz Fleury Curado e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), José Mário Schreiner.

Por meio da parceria entre a Policia Militar, Sistema Faeg Senar e Sindicato Rural, a Fazenda Unicom é a primeira a receber o Patrulhamento Rural Georreferenciado. O Programa foi criado pela SSPAP (Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária), junto com o Senar Goiás e a Faeg. O Objetivo é oferecer ao homem do campo mais segurança, utilizando-se da tecnologia de drones, GPS e aparelho celular para combater roubos, furtos e outros crimes praticados na zona rural.

A aplicação de tais tecnologias dá ainda mais agilidade aos policiais no atendimento de ocorrências, além de intensificar a eficiência na segurança rural. Os policiais fazem o registro das coordenadas do local, e cada propriedade recebe em placas, um número de identificação que informa que há monitoração da patrulha rural naquele local. Em casos de emergência, o produtor rural faz uma ligação para a viatura e informa seu número de cadastro a PM, que através do GPS, busca os dados e faz o deslocamento para a área.

O uso do sistema pela equipe de patrulhamento, possibilita ainda, o registro de todos os bens da propriedade, como maquinas agrícolas e outros veículos. Sendo assim, em casos de roubo de uma determinada propriedade, os policiais já sabem as características dos bens extraídos, o que auxilia na sua recuperação. Além disso, o GPS também mapeia todas as propriedades rurais e dá acesso a cada uma delas.